16 de dezembro de 2024

Selic em 12,25%: Como ficam os investimentos em renda fixa, ações, FIIs e no exterior

SÃO PAULO (AE NEWS) – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou que a Selic foi mantida em 12,25% ao ano, impactando diretamente os investimentos no Brasil. A decisão traz repercussões tanto para a renda fixa, quanto para as ações, fundos imobiliários (FIIs) e investimentos no exterior.

De acordo com analistas, a manutenção de juros elevados beneficia os investimentos de renda fixa, especialmente os títulos indexados à inflação, como o Tesouro IPCA+, que podem oferecer rentabilidades de até 14,5% ao ano. Os pós-fixados, como o Tesouro Selic, continuam a ser uma escolha sólida, enquanto os prefixados exigem cautela devido à incerteza quanto à inflação.

No mercado de ações, o cenário de juros elevados pode desestimular o consumo e impactar negativamente os lucros das empresas, embora investidores de longo prazo vejam nesse momento uma boa oportunidade de compra. Já nos fundos imobiliários, a expectativa é de desvalorização das cotas, mas a rentabilidade permanece atraente para quem busca renda passiva, especialmente em setores como energia e grandes empresas.

Para quem busca diversificação, os investimentos no exterior também são considerados uma boa estratégia, já que o fortalecimento do dólar e a possível queda dos juros nos Estados Unidos podem trazer benefícios a investidores brasileiros.

Noticia original: https://www.infomoney.com.br/onde-investir/selic-em-1225-como-ficam-os-investimentos-em-renda-fixa-acoes-fiis-e-no-exterior/