17 de outubro de 2019
O que é uma ação?
Por: Felipe Castello Branco
Tempo de leitura: 5 minutos
Uma ação é uma parte do capital social de uma empresa. Toda vez que uma pessoa ou uma empresa compra uma ação de uma companhia, ela se torna sócio daquele negócio.
Se tornar sócio significa correr os riscos inerentes a empresa e também participar dos lucros ou prejuízos auferidos ao longo do tempo. Este caso é válido tanto para investidores que compram ações via bolsa de valores, quanto para aqueles que tem participação na sociedade de uma empresa de capital fechado.
Os investidores, sejam eles pessoa físicas ou jurídicas, podem ter diferentes números de ações dentro de uma mesma empresa.
Ações de empresas listadas e empresas não listadas em bolsa
O investidor que decide comprar parte da sociedade de uma empresa de capital fechado ou de uma empresa limitada tem de passar pelo procedimento de alteração no contrato social, o que muito mais tempo de um investidor que está comprando ações de outra companhia em poucos cliques via bolsa de valores. A bolsa tem justamente este papel: conectar vendedores e compradores de ações.
Qual a diferença no preço?
O preço de uma ação de uma empresa de capital fechado varia menos por uma questão de liquidez, uma vez que não é toda hora que um investidor compra sociedade e outro vende. Por este motivo, é feito um processo de avaliação do preço com uma determinada periodicidade ou eventualidade (no caso do interesse de compra e venda). Esse processo pode ser feito através do valuation da companhia.
Já uma ação de uma empresa listada em bolsa varia diariamente, o mercado abre as 10 horas e fecha as 17. O preço é flutuante conforme a variação do mercado em si. Por conta de liquidez das ações da bolsa, não é necessário nenhum processo burocrático na entrada ou saída de uma empresa.
O que são ações ordinárias e preferenciais? Quais são as diferenças?
A ação preferencial, assim como está no nome, dá o direito ao acionista de receber dividendos da empresa de forma preferencial. Em caso de falência da empresa, o mesmo investidor também se mantém “beneficiado” em relação ao investidor com ações ordinárias.
Outra característica das ações preferencial é que elas são exigíveis, ou seja, a qualquer momento a empresa pode recomprar estas ações dos seus acionistas.
Ações ordinárias, no jargão do mercado ONs, dão aos acionistas o direito ao voto na assembleia, mas não o direito ao veto de uma determinada medida. O poder de voto das ONs não responsabiliza o acionista por nenhum prejuízo da companhia.
INVESTINDO EM AÇÕES (RENDA VARIÁVEL)
Hoje existem diversas formas de investir em ações, sejam elas de empresas listadas em bolsa de valores ou de capital fechado. No caso de ações listadas na bolsa, pode-se comprar ações “diretamente” na bolsa de valores através de uma corretora ou investir em fundos de investimento em ações (FIA´s). Para se adquirir ações de empresas de capital fechado é possível investir em fundos de investimentos em private equity ou fundos de investimentos de participação de empresas pequenas.
Procure uma casa independente com excelência em assessoria de investimentos para saber mais sobre investimentos em renda variável e veja o que faz mais sentido no seu perfil de investidor. Conte com a Blackbird Investimentos.
Últimos Insights
7 de março de 2022
Investimento em LIG dobra em 2021; veja como funciona e quanto rende
SÃO PAULO (EXAME) – Até pouco tempo atrás, o produto mais popular da renda fixa era a caderneta de pou...
16 de fevereiro de 2022
Crise na Ucrânia ainda promete tensão para bolsas do Brasil e do mundo
SÃO PAULO (CNN BRASIL) – A notícia na terça-feira (15) de que o presidente russo, Vladimir Putin, iria re...