24 de janeiro de 2019
Conheça os novos produtos da B3
Por Sharon Halpern
Tempo de leitura: 3 minutos.
No dia 4 de dezembro do ano passado, a B3 anunciou cinco novos produtos a serem negociados em bolsa a partir do dia 10 daquele mesmo mês. Os novos produtos são contratos futuros de moedas, futuro de ações e units, miniopções de dólar, contrato de opções sobre futuros de DI e minicontrato futuro de S&P 500.
O primeiro produto, futuros de moedas, veio para quem quer investir em moedas estrangeiras ou busca fazer um hedge cambial. Além do dólar propriamente dito, contratos de outras catorze moedas já podem ser negociados. Todas elas são pareadas com o dólar, portanto, o investidor terá como resultado a variação desta em relação a moeda americana.
Para aqueles que gostam de investir em bolsa, os novos contratos futuros de ações são uma boa pedida. Eles permitem ao investidor apostar na alta ou na baixa no preço de determinada ação, sem ter que desembolsar uma maior quantia de capital, proporcionando assim uma maior alavancagem e liquidez ao mercado.
As miniopções de dólar têm as mesmas características do contrato cheio, porém, com preço reduzido e vencimento semanal. O lote deste novo produto passa de cinco para um contrato.
Os novos contratos futuros de DI também vêm com o intuito de trazer maior quantidade de dinheiro circulante no mercado. Cinco novos tipos foram lançados, bem como o VTF (exposição a volatilidade de taxa de juros forward) foi reapresentado ao público.
Os minicontratos de S&P 500 vem com o intuito de exigir menos em garantia para o investidor, uma vez que antes, o contrato era apenas negociado com valor integral. Com o lançamento do novo produto, será possível investir de forma a replicar o índice S&P 500 e o preço do contrato será calculado de acordo com o valor do índice em pontos, multiplicado por USD 2,50, que corresponde ao preço de cada ponto. Em contrapartida, o contrato cheio é negociado a USD 50,00 por ponto, o que o torna muito mais caro e distante do mundo de pessoa física. A liquidação será financeira e contará com vencimentos na terceira sexta-feira dos meses de março, junho, setembro e dezembro.
Tais produtos podem compor seu portfólio de investimentos, e já estão disponíveis na Bolsa brasileira. Para isto, porém, é necessário contar com uma boa assessoria de investimentos. Conte com a Blackbird.
Últimos Insights
23 de setembro de 2024
Como Investir para Ter Renda Passiva com Dividendos?
SÃO PAULO (Forbes Brasil) – Investir para obter renda passiva com dividendos envolve selecionar ações de ...
21 de setembro de 2024
Inter vai seguir ‘caminho do sucesso’ do Nubank? É o que aposta a Nero Capital — veja outros 20 investimentos da gestora
SÃO PAULO (Seu Dinheiro) – Mesmo após quase dobrar de valor na B3, o Inter (INBR32) continua a ser uma apo...