12 de setembro de 2019

LIG: Investindo em imóveis no mercado financeiro

Por: Vitor Brilhante

Investir no mercado imobiliário é uma forma muito boa para diversificação de renda. Contudo, envolver diretamente o dinheiro pessoal em imóveis representa um risco muito grande. Como forma de escapar desse cenário, existe uma forma no mercado financeiro de burlar este risco, potencializando ainda mais o retorno do investimento. Esta é a função dos ativos imobiliário: CRIs, LCIs e, principalmente, LIGs.

Por que não apostar diretamente no mercado imobiliário

                  O mercado imobiliário foi e ainda é um dos mais aquecidos no Brasil. É incerto questionar o quanto esse mercado irá de fato estagnar. Por outro lado, é factível perceber como ele é facilmente impactado pela economia brasileira. Um exemplo disso é a crise de 2014, durante o grande freio no crescimento do Brasil, as construções e compras de imóveis diminuíram muito. Assim como o as crises econômicas afetam muito o mercado imobiliário, o impacto da inflação também, principalmente quando se tratam de aluguéis. Quando se ocorre uma venda de imóvel, o fluxo monetário acaba com o momento da venda, já quando se trata do aluguel há uma constante de retorno durante o período em que o imóvel está sendo alugado.

                  Além disso, um investimento imobiliário traz diversos outros encargos. A escritura, por exemplo, consome cerca de 2% do valor do imóvel, além de outros problemas no caso de uma construção, como tempo para construir, risco durante a construção e inclusive a possibilidade de problemas na justiça. Trabalhar com imóveis é atuar diretamente com risco sem garantia ou segurança nenhuma além do seu capital privado e confiança.

Alternativas no mercado financeiro

                  O mercado financeiro permite com que se invista em imóveis mesmo não possuindo um aluguel, ou que recursos em grandes montantes sejam redirecionados para uma construção própria. A Letra Imobiliária Garantida (LIG) busca uma estratégia que não consuma montantes tão grandes, como os utilizados para uma obra, que garantam uma maior segurança e ainda por cima uma rentabilidade atrativa sobre o mercado imobiliário.

                  A LIG é um ativo recente, mas que combina algumas características de ativos imobiliários já conhecidos. Atualmente, é comum ver ativos como LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) ou CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários), porém a LIG funciona de uma forma um pouco diferente. As Letras Imobiliárias Garantidas, são títulos de renda fixa com o intuito de fomentar o mercado imobiliário. Assim como os CRIs, a LIG, que é emitida por entidades financeiras, não possui cobertura do FGC.

                  A LIG garante a segurança da aplicação de duas formas simultâneas. Caso a instituição emissora falhe em pagar seus credores, os créditos imobiliários podem ser honrados, e repassados diretamente para o investidor. O agente fiduciário, que é sinônimo do ente responsável pelas carteiras, fica responsável por repassar a carteira de ativos da instituição para os investidores. Isso permite com que a cobertura da LIG seja ainda maior que o teto de R$250.000,00 do Fundo de Garantia.

                  Além dos benefícios expostos acima, e bem como as LCIs, a LIG também é isenta de IR para pessoa física, o que a torna bastante atrativa.

                  O investidor, desta forma, acessa o mercado imobiliário com uma maior segurança e isenção tributária. Portanto, investir em Letras Imobiliárias permite com que se gere crédito e absorva os benefícios do mercado de imóveis sem que se preocupe com os diversos problemas de se envolver diretamente com este mercado.

                  Para compreender mais sobre os ativos que abrangem diversos setores da economia, a Blackbird se dispõe a ajudar a assessorar você. Invista com a Blackbird.