13 de janeiro de 2022

O que são BDRs?

Por: Matheus Mascarenhas
Tempo de leitura: 3 minutos

O brasileiro tem a opção de investir em empresas listadas em bolsas estrangeiras mesmo sem precisar comprar ações diretamente no mercado lá de fora. São os Brazilian Depositary Receipts (BDR), através de recibos de ações de companhias negociadas no exterior e lastreadas nas ações originais.

Quem compra um BDR não adquire exatamente ações da empresa no exterior, na verdade, investe em títulos que “espelham” esses papéis. As ações originais precisam ficar bloqueadas em uma instituição financeira que tem a função de custodiante, ou seja, que as mantém como garantia.

Por sua vez, quem garante o funcionamento de todo esse sistema é também uma instituição financeira, conhecida como depositária, responsável por emitir os BDR´s no Brasil. É sempre a junção do trabalho da custodiante e da depositária que torna viável o investimento dos brasileiros nas maiores companhias do planeta.

Na prática, para que um BDR seja negociado na B3, é necessário que a instituição custodiante compre ações da empresa no exterior, para que assim as ações originais sirvam como garantia para as BDR´s. Os papéis devem ser mantidos na conta da custodiante.

A próxima etapa é a instituição depositária registrar, junto a CVM, um programa de distribuição de BDR´s. A partir disso, poderá emitir os recibos aqui no Brasil, sempre atentando para que não haja diferença entre o número de ações originais mantidas no exterior e dos BDR´s negociados aqui.

É responsabilidade da instituição depositária, também, fornecer informações corporativas e resultados financeiros da empresa “negociada”. Hoje, existem diversas BDR´s listadas na B3, algumas delas são Amazon (AMZO34), Tesla (TSLA34), Mercado Livre (MELI34), Apple (AAPL34), entre várias outras gigantes do mercado.