27 de novembro de 2024
Precisa transferir herança? Conheça a opção do fundo fiduciário
O fundo fiduciário, modelo semelhante ao “trust fund” dos Estados Unidos e Reino Unido, tem ganhado espaço no Brasil como uma alternativa eficiente para a transferência de patrimônio e planejamento sucessório, segundo Sharon Halpern, sócia e private banker da Blackbird Investimentos. Composto por concedentes, beneficiários e fiduciários, esse instrumento permite que ativos, como imóveis, ações e joias, sejam administrados e transferidos conforme regras pré-estabelecidas.
Entre os principais tipos de fundo fiduciário estão os revogáveis, que podem ser alterados em vida, e os irrevogáveis, que garantem maior proteção patrimonial, além de subcategorias como fundos testamentários, caritativos e voltados para menores de idade.
“A transferência de bens para um fundo fiduciário é uma estratégia que evita o inventário, protege o patrimônio contra disputas legais e pode reduzir impostos”, destaca Halpern. Apesar das vantagens, a modalidade ainda carece de regulamentação específica no Brasil. Projetos de lei como o PL 4758/20, que propõe o “Regime Geral da Fidúcia”, estão em tramitação, refletindo o crescente interesse pelo tema.
Clique aqui para conferir mais detalhes.
Últimos Insights
19 de novembro de 2024
Como usar os investimentos na previdência PGBL para maximizar os benefícios fiscais
SÃO PAULO (Bora Investir B3) – Investir em um plano de previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de ...
29 de outubro de 2024
Por Que o Brasil Não Tem uma “Nasdaq” para Chamar de Sua?
Apesar das frequentes novas aberturas de capital, a bolsa brasileira ainda é dominada por empresas tradiciona...