2 de julho de 2018

Wrap Up Semanal

Brasil

Dória e Skaf empatados na candidatura a governo de SP

João Dória (pré candidato pelo PSDB) e Paulo Skaf estão empatados na corrida pelo governo de SP. O primeiro possuí 19% das intenções de voto, enquanto o segundo 17%, segundo uma pesquisa do Ibope, divulgada pela Band. O mesmo divulgou que 10% dos eleitores ainda não sabem em quem votar, e 38% afirmaram que vão votar em branco ou nulo nessas eleições.

Em simulação feita sobre o segundo turno, Dória fica na frente de Marcio França (PSB) e Luiz Marinho (PT), porém atrás de Paulo Skaf.

No quesito rejeição, João Dória foi o candidato que obteve o maior índice, com 39%. Em segundo lugar ficou Paulo Skaf com 30%.

Vendas de supermercados tem alta em maio

Em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas nos supermercados em maio apresentaram alta de 4,71%, em termos reais,segundo os dados informados pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Se levado em conta apenas os meses de janeiro a maio, o setor obteve alta de 1,92%. Em valores nominais, as vendas registradas em maio obtiveram alta de 3,87% em relação a abril, e se comparadas com maio do ano passado, a expansão foi de 7,96%.

Exportações brasileiras sobem mais do que a média global

No primeiro semestre de 2018, as exportações brasileiras tiveram alta de mais de 16%, conforme o ministro da indústria, Comercio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima. Neste mesmo período, as exportações dos 70 países com maior peso no comércio mundial foram de 13%. Canadá, México e Colômbia, tiveram crescimento de 13,65%, 12,5% e 11,7%, respectivamente.

O Brasil também está se empenhando em reverter o embargo da China à exportação de carne e frango do país, para que o quadro não se torne definitivo, comprometendo, assim, sua balança comercial.

Internacional

Eleições no México

No último domingo, dia 1, ocorreu no México a maior eleição de sua história. Cerca de 89 milhões de eleitores foram às urnas para eleger o novo presidente do país.

O presidente Enrique Peña Nieto deixa o posto com algumas reformas estruturais em andamento, porém deixa também um país mais pobre e violento. Em 2012, quando assumiu a presidência do país, haviam 53,3 milhões de pessoas em situação de pobreza. Hoje, este número esta em cerca de 53, 4 milhões.

O candidato favorito é Andrés Manuel López Obrador, com mais de 20 pontos acima de seus oponentes. O resultado será divulgado neste segunda, dia 2.

PIB dos EUA tem menor crescimento do que o esperado

O PIB dos EUA do trimestre anterior, primeiro trimestre deste ano, teve um crescimento menor que o estimado. O resultado, divulgado pelo Departamento do Comércio avançou apenas 2%. A projeção era de um crescimento de 2,2%.

O resultado foi atribuído a um menor consumo da população como um todo. Para o segundo trimestre deste ano, acredita-se que a reforma tributária aprovada no fim do ano passado terá um impacto positivo nos números. Há projeções que dizem que haverá um crescimento de 5,3%, enquanto outras apontam 4,5%. Este número será divulgado no último dia deste mês.

Principais índices financeiros

Bolsa

Após um mês e meio de quedas, a bolsa fechou com saldo positivo. A alta, porém não foi o bastante para garantir a recuperação das perdas ocorridas no ano.

Na sexta-feira, dia 29, a bolsa fechou em 72.763 pontos, tendo uma alta no dia de 1,39%. Na semana, o Ibovespa acumulou alta de 3%. No fechamento do mês, porém, o índice acumulou queda de 5,2%.

O alívio ocorrido na sexta-feira se dá devido a baixa movimentação no mercado exterior, o que permitiu que as blue chips Vale e Petrobrás tivessem um melhor desempenho. Porém, o cenário segue instável devido as eleições. Com as prévias das pesquisas, o empate técnico entre os candidatos Marina Silva e Jair Bolsonaro fez com que o mercado reagisse bem, porém a baixa visibilidade do candidato eleito ainda faz com que os analista tenham dificuldade em traçar um cenário para a bolsa nos próximos meses.

Dólar

O dólar fechou a semana cotado a R$ 3,8766, representando alta de 0,49% na sexta-feira. Na semana a moeda teve ganho de 2,53%. O número se deu devido a pressão contrária a algumas moedas emergentes e com a falta de aspectos internos que levassem a um melhor desempenho do real, a moeda não conseguiu manter seu patamar.

O resultado do trimestre foi a maior alta da moeda desde 2015, representando um avanço de 17,6% e só não foi pior devido a injeção do BC de swaps cambiais desde maio.

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS