22 de abril de 2019

Wrap Up Semanal

Brasil

Bolsonaro demonstra abertura às privatizações

Paulo Guedes afirmou, na última semana, que superou os entraves do presidente sobre privatizações no governo. O serviço de correios foi o primeiro a ser aprovado para a venda a entidades privadas. Neste momento, a equipe de Guedes busca realizar a venda da estatal para dar continuidade ao processo de privatização.

O presidente ainda demonstrou certa simpatia em estender o plano de privatizações à grande companhia de petróleo do Brasil: a Petrobrás. Bolsonaro não declarou que vai privatizar a Petrobrás, porém, afirmou que caso não haja solução para a empresa, a venda a entidades privadas pode ser uma opção.

Fim de mandatos no TSE dão abertura à duas vagas

Os ministros Admar Gonzaga e Tarcisio Vieira chegarão ao fim dos seus mandatos em breve e abrirão vagas no TSE. As datas de término dos postos são 27/4 e 9/5, respectivamente. Ainda não há declarações de Bolsonaro sobre os advogados que entrarão em seus lugares.

O supremo é composto por um grupo de advogados que possuem direito a 2 anos de mandato que podem ser estendidos por mais 2 anos. Os advogados que participam do TSE podem ser indicados por ministros ou demonstrarem interesse pela vaga.

Bolsa bate um milhão de investidores

A B3 está a alguns brasileiros para bater o número histórico de um milhão de investidores cadastrados. Ainda assim, a proporção de investidores é muito menor que em países mais desenvolvidos. No Brasil, cerca de 1% da população investe em ações, enquanto nos Estados Unidos, este número chega a mais de 50%.

Por outro lado, este crescente número é muito positivo para a economia. Quanto maior o número de investidores, mais aquecida e expansível a economia, uma vez que o investimento em ações fomenta o crescimento de empresas e operações correlatas.

Internacional

Ultradireita lidera intenções de voto na Itália

Durante as eleições na Itália, os partidos vêm desenvolvendo suas campanhas. A população, porém, já demonstra inclinação para a Liga.

A Liga Italiana é um partido ultradireitista que traz como candidato Matteo Salvini, com 37% das intenções de voto, enquanto outros partidos estruturados e parceiros da Liga, como o M5S (Movimento Cinco Estrelas) se mantém com 22%. Em partidos menores, a taxa de migração para a Liga em apoio a Salvini também segue alta, mantendo as respectivas intenções de voto nestes partidos abaixo de 10%.

Exército Nacional Líbio lidera luta contra o terrorismo em Trípoli

Após esforços para frear o terrorismo do Governo União Nacional, o exército de Haftar vem sofrendo com contra-ataques do GNA. Os exércitos se enfrentam, principalmente próximo à capital, Trípoli. O coronel Mohamad Gnunu assumiu autoria do GNA sobre os ataques com bombas às bases inimigas do ENL.

As forças de Khalifa Haftar tem apoio americano e buscam abertura da Líbia para um governo democrático. O presidente americano, Donald Trump, assume que estão fazendo um bom serviço cuidando da liberdade democráticas do país, assim com suas reservas de petróleo.

Principais índices financeiros

Bolsa

O principal índice da bolsa terminou a semana com otimismo, com alta de 1,39%, a 94.578 pontos. O resultado decorreu das notícias da tramitação da Reforma da Previdência pela CCJ e da turbulência a cerca do preço do diesel na Petrobrás. Durante o pregão da quinta-feira, as ações PN e ON da estatal tiveram alta de 3,55% e 2,55%, respectivamente, o que resultou no bom desempenho do IBOV ao longo do dia.

Importante também destacar a alta das ações varejistas durante o dia, sendo a melhor delas, GOL PN, que avançou 9,03%, devido ao anúncio da desistência de uma oferta pela compra da Avianca, que se encontra em recuperação judicial.

Dólar

No acumulado da semana, o dólar fechou em alta de 1,02%, sendo cotado a R$ 3,9278. Porém, durante a sessão de quinta feira, último dia útil da semana, a moeda caiu a R$ 3,9047,  devido a boatos que o presidente Jair Bolsonaro havia cogitado acomodar ministros do centro em troca de uma maior articulação pela Reforma da Previdência. Os relatos foram logo desmentidos, o que levou ao recuo no fechamento.

No exterior, o dólar ganhou força perante as moedas emergentes devido aos dados do varejo divulgados pelos EUA, ainda que o cenário interno político mantenha-se inalterado.

 

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS