30 de abril de 2018
Wrap Up Semanal
Brasil
Petrobrás inicia venda das refinarias
Na sexta-feira (27) a Petrobrás deu início ao plano de desinvestimento e venda das refinarias. Foram lançados os prospectos de venda de participação em quatro refinarias. Investidores interessados terão até 18 de junho para assinar o acordo de confidencialidade e acessar as informações.
Tais interessados não poderão ter como atividade fim a comercialização de petróleo e derivados de terceiros. Segundo informado, a Petrobrás busca parceiros que invistam no país. Entre critérios trazidos pelo prospecto, para as refinarias Sul e Nordeste, as empresas que irão concorrer deverão ter receita anual superior a USD 5 bilhões, ter ou operar ativos em toda a cadeia de petróleo.
Nova regra para pagamento de cartão de crédito
De acordo com a nova regulamentação do CMN, a partir do dia 1 de junho, caberá aos bancos decidir qual será o mínimo da fatura a ser pago. Atualmente, o consumidor deve quitar ao menos 15% da fatura do cartão de crédito.
A nova regra permite que bancos decidam qual será o pagamento mínimo e com isto, analistas esperam que estes diminuam o mínimo a ser pago, reduzindo assim a inadimplência.
Internacional
Início de cooperação econômica entre Coréia do Sul e Norte após encontro histórico
Após o encontro histórico na fronteira entre as Coréia do Sul e Norte, na manhã da sexta-feira passada, os líderes de ambos os países estudam reviver as atividades econômicas em conjunto. Este foi o primeiro encontro entre os governos dos países da península coreana em mais de uma década. A reunião ocorreu em um vilarejo que fica na zona desmilitarizada entre os países e durou cerca de duas horas.
Manchetes norte-coreanas afirmam que Kim e Moon se comprometeram a caminhar para a desnuclearização completa de ambos os países, bem como ao encontro do paz entre eles. Em um primeiro momento, Kim Jong-un e Moon Jae-in irão compor uma reunião em agosto em favor das famílias separadas pela guerra entre os países.
Líderes se unem para EUA manter acordo com o Irã
Os líderes da França, Reino Unido e Alemanha, Angela Merkel, Theresa May e Emmanuel Macron, se unem em esforço para que os EUA mantenha seu pacto com o Irã, mediante ameaça do presidente, Donald Trump, de se retirar do acordo.
As três autoridades chegaram ao consenso que o pacto precisa ser revisto para incluir compromissos que melhorem o texto de 2015. Isto inclui o que acontecerá ao final do pacto, que caduca em 2025, o programa de mísseis balísticos do Irã e a atividade da região desestabilizadora de Teerã. Nos próximos dias, os Estados Unidos e o Irã deverão deixar claro se aceitam os novos termos e sob quais condições.
Principais índices financeiros
Bolsa
O índice Bovespa fechou a semana do dia 27 de Maio com alta de 1,05%, chegando a 86.445 pontos.
Em uma semana onde as incertezas sobre a escalada de juros nos Estados Unidos continuam tomando conta das atenções dos investidores, o destaque positivo ficou com as ações da Eletrobras. Nessa semana, o Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, voltou a afirmar que os planos para a capitalização da companhia continuam de pé e, ainda, devem sair em 2018.
Dólar
A mudança de patamar da moeda americana se acentuou durante a semana passada. O Dólar encerrou a semana cotado a R$ 3,4626, alta de 1,52% em comparação ao fechamento da semana anterior.
Apesar da desvalorização da moeda brasileira, o Real manteve-se afastado das maiores baixas da semana. Houve um movimento global de apreciação do Dólar, principalmente dado o fato da elevação do Yield negociado nas Treasuries americanas. O mercado antecipa-se e passa a prever um juro americano mais alto do que o indicado pelo Fed.
Nessa semana haverá ainda mais volatilidade com os dados de inflação e Payroll americanos.
Últimos Insights
19 de novembro de 2024
Como usar os investimentos na previdência PGBL para maximizar os benefícios fiscais
SÃO PAULO (Bora Investir B3) – Investir em um plano de previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de ...
29 de outubro de 2024
Por Que o Brasil Não Tem uma “Nasdaq” para Chamar de Sua?
Apesar das frequentes novas aberturas de capital, a bolsa brasileira ainda é dominada por empresas tradiciona...